terça-feira, maio 31, 2005

Fins de semana nublados em Lisboa




Santa Luzia Posted by Hello


Graça

O que resta do orgulho nacional nos dias que correm...




Alfama, Maio de 2005.

"Behold! I send you out a sheep, amidst the wolves."



"Let me give you a little inside information about God. God likes to watch. He's a prankster. Think about it. He gives man instincts. He gives you this extraordinary gift, and then what does He do, I swear for His own amusement, his own private, cosmic gag reel, He sets the rules in opposition. It's the goof of all time. Look but don't touch. Touch, but don't taste. Taste, don't swallow. Ahaha. And while you're jumpin' from one foot to the next, what is he doing? He's laughin' His sick, fuckin' ass off. He's a tight-ass. He's a sadist. He's an absentee landlord. Worship that? Never."

Al Pacino, "The Devil´s Advocate", 1997. Posted by Hello

Alguns dos livros do dia:

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA - Parque Eduardo VII


Título: O Plano Infinito
Autor(es): Isabel Allende
Stand: 101
Editor: Difel


Título: O Pêndulo de Foucalt
Autor(es): Umberto Eco
Stand: 102
Editor: Difel


Título: A Cerimónia do Adeus
Autor(es): Simone de Beauvoir
Stand: 148
Editor: Bertrand Editores

Título: O Triunfo dos Porcos
Autor(es): George Orwell
Stand: 44
Editor: Europa América


Título: Eu Hei-de Amar uma Pedra
Autor(es): António Lobo Antunes
Stand: 69
Editor: Dom Quixote


Título: Fazes-me Falta
Autor(es): Inês Pedrosa
Stand: 70
Editor: Dom Quixote

Título: Memórias das minhas putas Tristes
Autor(es): Gabriel Garcia Marquez
Stand: 71
Editor: Dom Quixote

Título: Último Acto em Lisboa
Autor(es): Robert Wilson
Stand: 91Editor: Gradiva
Horários: Segunda a Sexta às 16:00 horas;
Sábados, Domingos e Feriados às 15:00 horas.
No dia 1 de Junho (Dia Mundial da Criança) às 10:00 horas.
Domingo a Quinta-feira às 23:00 horas; Sextas-feiras, Sábados, vésperas de Feriado e último dia da Feira às 24:00 horas.

segunda-feira, maio 30, 2005

quarta-feira, maio 25, 2005

As questões do dia

O metropolitano, não obstante ser o melhor meio de transporte de Lisboa, tem-se revelado ser uma óptima fonte de inspiração e sem dúvida um óptimo terreno de investigação, do ponto de vista sociológico e antropológico.
Observar os comportamentos dos chimpanzés, são vãs tentativas de compreender os nossos instintos primários e comportamentos irracionais. Basta observar o comportamento humano no metro, devendo a nossa atenção focar-se em momentos estratégicos como as entradas e as saídas das carruagens.
Alongo-me , como sempre faço, nestas linhas introdutórias.
O tema deste post , contrariamente ao que parecia antever, não é o comportamento humano ou a análise do homem enquanto animal citadino.
Divaguei acerca do metro , porque mais uma vez numa das carruagens do Metropolitano de Lisboa , fui assaltada por pensamentos acerca da sociedade portuguesa.
Avizinha-se o referendo em França acerca da aprovação ou não da Constituição Europeia. Salvo erro, em Outubro será a nossa vez de dizer Sim ou Não à Europa.
Em França vive-se um aceso, generalizado e construtivo debate acerca deste texto. Em Portugal, limitamo-nos a agendar a data do referendo, sem qualquer tipo de elucidação do povo português acerca do conteúdo da Constituição, sem ser fornecido qualquer tipo de esclarecimento acerca das consequências que o Sim acarreta.
A embaixada francesa em Portugal enviou, há alguns meses atrás, um caderno informativo acerca da Constituição Europeia, permitindo um hiato suficiente para que Domingo, os franceses residentes em território português possam tomar uma decisão consciente, estruturada e reflectida.
Em Portugal grita-se “SLB” e o executivo, optando pela não informação das massas, assume plenamente a tarefa de decidir por nós.
Hoje Sócrates anunciou a subida do IVA para os 21%.
Uma medida que a curto prazo produzirá efeitos, mas que o faz incorrer nos mesmos rumos seguidos pelo PSD.
Tomámos conhecimento ainda que as receitas provenientes desse aumento do IVA, serão prioritariamente afectadas à Segurança Social.
Foi anunciada ainda a criação de um novo escalão de IRS de 42 por cento para contribuintes com rendimentos anuais superiores a 60 mil euros.
De acordo com o presenciado por mim na linha azul do metro de Lisboa, estas medidas caíram em saco roto na consciência e preocupações dos presentes.
No topo da lista dos temas debatidos na carruagem, situava-se inevitavelmente a vitória benfiquista do fim-de-semana passado e a hipotética dobradinha benfiquista do próximo fim-de-semana.
Dá que pensar: seremos nós uma sociedade assim tão alheia, desprendida, e despreocupada? Ou ainda viveremos sob expectro de Salazar, encarando o conhecimento e a educação como veículos de infelicidade?
Será que hoje em dia o futebol é o nosso único elemento de identidade com este país à beira mar plantado?E já agora... devemos votar sim ou não à Constituição Europeia?

CELEBRATION




Rejubilemos! O Mundo da Ch@p@ faz hoje um ano. O que começou de forma insipiente e desenxabida, ocupa já uns quantos kbs e já faz parte do quotidiano de muito boa gente.
Este é pois um momento de reflexão: COMO É QUE É POSSÍVEL QUE AINDA ME AGUENTEM???
Obrigada pelas visitas, pelos comentários, pelos elogios, pelas críticas, pelos apoios, pelas opiniões sinceras, pelos mails, pelas ideias e por ainda não se terem fartado do Mundo. Cheers!

A inveja é um sentimento muito feio



O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, escolheu o ex-primeiro ministro português António Guterres para ocupar o cargo de Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR).
Posted by Hello
Finalmente um motivo de orgulho nacional que não envolve futebol nem o Durão Barroso.
Vamos lá ver se desta vez o nosso Tonito não nos deixa ficar mal e a meio do caminho... ( voz ressabiada a falar, ocultando a verdade vergonhosa de que estou invejosa. TAMBÉM QUERO ESSE TACHO!!!)

terça-feira, maio 24, 2005

It gets better and better!


A classe... Posted by Hello

Para mais tarde recordar


" Foi desta! Obrigado Senhor!" Posted by Hello

SLB- The best of ( ou o Povo da Minha Terra)


" Nós SAMOS campeões" Posted by Hello


Uma imagem que agradecíamos nunca ter visto! Vira-te lá Simãozinho, para podermos ver o Leão que tens tatuado nas costas...


Bonito Posted by Hello


:) Posted by Hello

segunda-feira, maio 23, 2005

Jack no Coliseu




"Jack Johnson actua hoje à noite no Coliseu de Lisboa. Pitas, vintonas, trintonas, gajos à espera de engate e toda a população do concelho de Cascais farão parte do público. Devemos parar para pensar. Parar para reflectir. Que país é este?"
Assim se escreveu no Inimigo Musical anteontem e , em tom parecido, o Diário Digital:" (...) A simplicidade anunciada em epígrafe parece ter sido transportada para a pergunta ingénua de uma menina, que aborda o próximo com a pergunta: «sabe-me dizer se por aqui dá para o Coliseu?». A marcha até à sala alfacinha iria revelar outras largas centenas de peles bronzeadas, com ar de habitue de praia e indumentárias multicores. Explicação solta para o fenómeno: país à beira-mar plantado entende melhor quando se fala de luz e estranha dialectos cinzentos. Praia, palavra-chave na noite de concerto de Jack Johnson."

Este foi ,de facto, o ambiente vivido ontem no Coliseu de Lisboa: gente bonita , praia, surf, sol e na maioria dos casos, muito solário!
Mas aos primeiros acordes de Donovan Frankenreiter, o cenário plastificado de teenagers blasés detentores de bronzeados invejáveis, passou irremediavelmente para segundo plano.
Durante duas horas e meia ,Donovan e principalmente Jack Johnson deram mais uma vez prova do seu inquestionável talento, recriando um ambiente descontraído, com melodias suaves e letras fáceis que encantaram os presentes no coliseu.

Há três anos atrás ( ou terá sido há quatro anos atrás?) , ouvi pela primeira vez a Flake, numa altura em que J. Johnson era ainda um nome desconhecido para muitos dos que me rodeavam.
Ontem fui ultrapassada por pessoas 4 anos mais novas do que eu, que conheciam as letras das canções ao detalhe, pronunciando meticulosa e afincadamente cada palavra.
O encanto e a emoção provavelmente não correspondem ao que sentem com quinze anos, mas o momento foi inesquecível.
Pelas músicas, pelos sorrisos de contentação de Jack quando a audiência cantava em uníssono as suas canções e pelas recordações avivadas pelas melodias.

Satisfeita pelo facto de não Jack não me ter decepcionado, uma verdade não posso negar: o tempo passou e os 18 anos já lá vão...bem como os 19, os 20, 21 e 22 .
Mas o gosto pela música permanece e não idade que o diminua.
Tratando-se de Jack Johnson, é bom constatar que o bom gosto permanece e que sem pretensiosismos ou grandes artifícios ,ainda se faz boa música.

Posted by Hello

sábado, maio 21, 2005




"Quando se abriu um buraco nas nuvens, me pareceu que sobrevoávamos Budapeste, cortada por um rio.
O Danúbio, pensei, era o Danúbio mas não era azul, era amarelo, a cidade toda era amarela, os telhados, o asfalto, os parques, engraçado isso, uma cidade amarela, eu pensava que Budapeste fosse cinzenta, mas Budapeste era amarela."

Chico Buarque in Budapeste, 4ª Ed., Publicações Dom Quixote. Posted by Hello

quinta-feira, maio 19, 2005

O segredo...




Vou-vos revelar um segredo, mas peço-vos encarecidamente que não o contem a ninguém. Pode ser?
A partir da Zambujeira do Mar, segue-se a estrada que nos leva a S. Teotónio.
Depois de alguns quilómetros surge, do lado direito da estrada, uma seta que nos indica o caminho para a Azenha do Mar.
Um descampado (florido nesta época do ano), rasgado por um caminho alcatroado e decorado por rebanhos perdidos, faz-nos chegar a um cruzamento indecifrável e toscamente planeado.
Sem hesitar, viramos à esquerda e poucos metros mais à frente e uma casa misteriosamente colorida, guardam a passagem , quase secreta, para uma pequena pérola da Costa Alentejana.
Os carros ficam estacionados junto aos muros coloridos da casa e a partir desse momento, estão por vossa conta.
Um caminho verdejante com uma vegetação quase impenetrável, dificulta o acesso à praia. Mas vale a pena...vale realmente a pena.
Mas sshhhh...não contem a ninguém!
A partir de agora, a Praia da Amália é o nosso segredo!
Posted by Hello


O que vos espera... Posted by Hello

Oh meus amigos...

Expresso - 14 Mai 05

Educação sexual polémica

Alguns manuais escolares, elaborados em consonância com as novas orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde, propõem aos professores exercícios para crianças de 10 e 11 anos tais como colorir «partes do corpo que gostam que sejam tocadas».
Outra sugestão é pedir aos alunos que indiquem «manifestações sexuais», dando como exemplos a «manipulação dos órgãos genitais, beijos entre namorados e relação sexual». Estes manuais estão a provocar acesa polémica entre os educadores.
Ora aqui está uma coisa jeitosa...

quarta-feira, maio 18, 2005

O descanso merecido...Shaken, not stirred!


Posted by Hello
O local? Cinco Lounge.
Onde fica? Rua Ruben A. Leitão 17-A Príncipe Real 1200-329 Lisboa
O telefone? 21 342 4033
De que se trata? Espreita aqui o divertido artigo da Revista Atlântico.

Excerto do diário do Brasil 2005- Rita La Otra


Posted by Hello
Véspera de dia das Mães " 7 de Maio"

Ás 7h15, acordei, depois de 15 minutos na ronha a pensar na origem do meu pesadelo da noite passada. Uma morte, fugas, perseguições, assaltos...Noite mal dormida, portanto.De manha, a caminho do Menino Jesus, resolvemos parar no Projeto Vida, um projecto de uma Igreja Evangélica aqui do bairro, que da duas refeições diárias as crianças de Santa Rafaela e de Itatiaia. Um projecto que...

É difícil relatar um dia que seja aqui passado, sem cair na tentação de ser exaustiva...
E às vezes cansativa, relatando coisas que não foram transcendentes.
Muito embora a nossa vida seja assim: feita de dias não transcendentes, onde muitas vezes, chegamos ao fim do dia sem nada de especial para contar.
Aqui, passa-se mais ou menos o oposto.
Estamos mais virados para reparar em cada pequena coisa que se passa no nosso dia, e dar-lhe um valor imensurável.
Ao longo deste dia, dei por mim irrepetidas vezes a pensar "Tenho que escrever isto" , "Isto vai ter que entrar no diário".
E agora, ao deitar-me, dou por mim a pensar no quase que anacronismo desta cena caricata: perdida no interior do Brasil, meio da noite, a ouvir grilos e caes, com um computador portátil ao colo...



segunda-feira, maio 16, 2005

Um estado de espírito como qualquer outro...



Fotografia: Helder Olino Posted by Hello

Mistérios

Quando questionado acerca do porquê do seu livro “A Noite do Oráculo” , ter como ponto de partida um misterioso e cativante caderno português, Paul Auster respondeu que considerava Portugal um país misterioso.
Pasmei-me com esta afirmação, caindo no cinismo típico daqueles que , por estarem tão acostumados e desiludidos com o seu país, acabam por olhá-lo com desdém.
Mas agora que caio em mim, apercebo-me de uma certa veracidade nesta afirmação de Paul A.: somos um país de mistérios, um país envolto numa aura de factos ocultos e acontecimentos duvidosos.
A título de exemplo, até à data, não encontro respostas para algumas questões:

1) Para onde foram parar os fundos europeus?
2) Milagre de Fátima: invenção da Igreja, alucinação colectiva ou um fenómeno sobrenatural?
3) Afinal, quem matou Sá Carneiro?
4) Como é possível, que após tanto esforço e uma tremenda crise económica, o déficit em vez de diminuir, atingiu uns nunca vistos 7 % ?
5) Onde estão escondidas as bolsas de estudo, referentes a mestrados e doutoramentos fora de Portugal, bem como os incentivos ao estudo e à investigação?
6) Como se justifica o facto de as viagens para o Brasil estarem sempre esgotadas e a maior parte dos carros em circulação datar de 2005, se o crédito mal parado aumenta cada vez mais a uma velocidade galopante e supostamente estarmos em época de contenção de despesas ?

Segunda-feira. 10 da manhã. Telefonema de trabalho.

"Estou sim? Muito bom dia Sr. P. Fala R. O. Como está?"
"Olá bom dia. Bem, obrigado. E a doutora?"
"Tudo bem, muito obrigada. Estou-lhe a ligar por causa do assunto do Armazém. Recebemos uma proposta do senhorio. Propõe-se a pagar 250 euros."
"Olhe doutora, envie-me por favor a cópia da proposta, por fax, para eu entregar à Administração. Pode ser?"
"Com certeza, não se preocupe. Vou já enviar. Prazer em ouvi-lo. Bom dia!"
"Oh doutora…só mais uma coisa. A doutora é do Benfica ou do Sporting??? Só para saber se a felicito ou se lhe apresento as condolências."

Conclusões:

1) Em Portugal há muita falta de seriedade no trabalho.;
2) Nunca misturar trabalho e prazer;
3) Segunda-feira é sempre um dia complicado;
4) Se hoje já estamos assim, adivinho um fim-de-semana tenebroso…

Desta vez não me esqueci...


Posted by Hello
As around the sun the earth knows she's revolving
And the rosebuds know to bloom in early May
Just as hate knows love's the cure
You can rest your mind assure
That I'll be loving you always

As now can't reveal the mistery of tomorrow
But in passing will grow older every day
Just as all is born is new
Do you know what I say is true
That I'll be loving you always

Until the rainbow burns the stars out in the sky
ALWAYS
Until the ocean covers every mountain high
ALWAYS
Until the dolphin flies and parrots live at sea
ALWAYS
Until we dream of life and life becomes a dream

Did you know that true love asks for nothing
Her acceptance is the way we pay
Did you know that life has given love a guarantee
To last through forever and another day

Just as time knew to move on since the beginning
And the seasons know exactly when to change
Just as kindness knows no shame
Know through all your joy and pain
That I'll be loving you always

As today I know I'm living but tomorrow
Could make me the past but that I mustn't fear
For I'll know deep in my mind
The love of me I've left behind
Cause I'll be loving you always

We all know sometimes life's hates and troubles
Can make you wish you were born in another time and space
But you can bet your life times that and twice its double
That God knew exactly where he wanted you to be placed
So make sure when you say you're in it but not of it
You're not helping to make this earth a place sometimes called Hell
Change your words into truths and then change that truth into love
And maybe our children's grandchildren
And their great-great grandchildren will tell

I'll be loving you (...)


"As" , Stevie Wonder

Obrigada John pela inspiração! Para quê recorrer às minhas próprias palavras, se outros já disseram tudo??? Ainda por cima, disseram-no tão bem...

You can´t always get what you want...


Posted by Hello
O Mundo está de luto !

quinta-feira, maio 12, 2005

Olha que coisa mais linda...


Posted by Hello

Mais cheia de graça...


Posted by Hello


* Fotografias enviadas de Montes Claros, Brasil, pela Rita La Otra, a quem deixo um beijinho enorme cheio de saudades.

terça-feira, maio 10, 2005

A batalha começou...


Guernica, Pablo Ruíz Picasso, 1937 Posted by Hello

segunda-feira, maio 09, 2005

The end


Posted by Hello

Sinto-me a criança que acabou de comer todas as gomas e ainda assim sente gula.
Sinto-me outra vez com 18 anos, desesperada por estar a ler as últimas linhas do “Amor em Tempos de Cólera”, a desejar que o livro não termine.
Sinto-me como no último exame de faculdade, em que , inexplicavelmente, me deixei atormentar por uma enorme sensação de vazio, quando percorri pela última vez os corredores da Nova.
Chegou ao fim a minha série preferida...
Chegou ao fim há um ano atrás e até ontem à noite, consegui adiar esse final.
E não meus amigos, eu não chorei no final.
E sim, caros senhores, os homens também gostam desta série!
Hoje sinto-me a Miranda, com alguns resquícios de Carrie.
Penso que um dia fui parecida com a Charlotte mas que hoje, no final de contas, dou por mim a admirar a Samantha.
Caraças...lá vou ter que procurar outro entretenimento para as minhas noites.