terça-feira, novembro 28, 2006

Original Soundtrack

Las tardes en la biblioteca.
Orson, "No Tomorrow".
Y no después de mañana, ni tampoco viernes, ni sabado...

segunda-feira, novembro 27, 2006

Não necessariamente pela ordem indicada,

Bills of lading* insurance policy * invoices * CIF * FOB * document of title * usage and custom* CISG * liabilities * performance* frustration



compõem o vocabulário dos dias que correm...

domingo, novembro 26, 2006

Little Miss Sunshine


O que poderia ser uma história dramática, angustiante e pesada, surge-nos no grande ecrán como um relato cómico e descontraído de uma família rica em frustrações, taras, decepções e insucessos.
Uma das piores manias dos Estados Unidos- um concurso de beleza para pequenas misses - despoleta uma viagem , numa Volkswagen amarela com problemas de arranque, de Albuquerque até Redondo Beach.
Pequenas criaturas com caras infantis, transformadas cosmeticamente em pequenas Barbies de elevada carga sexual, exibem os seus dotes artísticos de forma elegante e ensaiada.
A competir com elas, a pequena Olive, treinada pelo avô, obcecado por sexo e drogas, temente de desiludir o pai, obcecado com o sucesso, apoiada pela mãe que, destroçada por uma eminente bancarrota, considera a hipótese de divórcio, aplaudida por um tio frustrado, quer no plano profissional quer no plano pessoal e por um irmão votado, voluntariamente, ao silêncio.
Descrita desta maneira, a trama ameaça parecer doentia.
Mas a mensagem do filme é totalmente oposta e do desabar dos sonhos daquela pequena família, renasce a união esquecida, a gargalhada fácil e o optimismo.
A ver, sem grande análise, sem pensamentos profundos, ao sabor do desenrolar de uma história carregada de realismo, a qual podemos encontrar, a qualquer momento, em qualquer família, em qualquer lugar.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Dia de Acção de Graças

Não chegaram no Mayflower, nem fugiam a perseguições políticas ou religiosas.
Tinham chegado de avião, com os ipods guardados no bolso e o portátil devidamente apetrechado para ligações wireless e configurações avançadas.
No dia em que o email anunciou a celebração do Dia de Acção de Graças, a ideia não agradou a todos. Mas que se dane! Festa é sempre festa e ainda falta muito para o Natal.
O perú não foi trinchado pelo patriarca da família, nem ninguém foi escolhido para fazer as orações que antecedem a primeira garfada.
O puré de maçã bem feito, embelezado com um toque de compota de groselha e o "Esteva" bem servido, aqueceram uma noite que, na rua, enregelava os poucos que se aventuravam na tempestade.
No final, regressaram a casa satisfeitos, com a refeição e o convívio, com o aroma das festividades que já começam a fazer lembrar o Natal...

quinta-feira, novembro 23, 2006

Colorblind



Jackson Pollock

terça-feira, novembro 21, 2006

Prémio "Best Forward da Semana"

O fim da travessia do deserto de Santana, dos comentadores políticos, humoristas portugueses, jornalistas da Sic Notícias e da Chapa. Obrigada JF! O prémio é teu, pá!

segunda-feira, novembro 20, 2006

Numb

Deprived of physical sensation or the ability to move: fingers numb with cold. Manifesting or resembling numbness: a numb sensation.Incapable of action or of feeling emotion; enervated; prostrate: numb with grief. Lacking or deficient in emotion or feeling; indifferent.

Capítulo dois



A primeira vez que fora convidado para conhecer a casa dela tudo correu de feição.

Receberam-no num ambiente misto de educação polida e de gargalhadas fáceis.

O tom cerimonioso rapidamente evoluiu para o diálogo fluído, para as discussões de política, para os amigos que não se sabiam comuns, para as histórias familiares.

Convidavam-no para as festas, para as viagens e para os passeios equestres , prazeres que até então desconhecia.

A tudo acedia com vontade e ela, orgulhosa, afagava-lhe a mão quando os olhares se distanciavam e finalmente se encontravam a sós.

Nada parecia indicar que algum dia a história chegaria ao fim.

O mundo dela era agora o seu, situação que este, de bom grado, aceitava.

E o mundo deste, outrora cinzento e rotineiro, jazia esquecido no seu estúdio mergulhado na penumbra, juntamente com os seus livros e projectos literários que jamais seriam concretizados.

Hoje, decorrida quase uma década, pouco restava da personalidade tímida e comedida que um dia entrara naquela casa de Azeitão.

A vida agora era a dois, ou melhor, a cinco, se incluirmos as crianças.

Os dias decorriam sem a busca vertiginosa da inspiração, tendo dado lugar a um seguro cargo de administração na empresa do tio dela.

As crianças preenchiam-lhe as noites e as lamúrias dela o seu sono.

Os passeios equestres foram proibidos pelo aparecimento precoce de hérnias discais, os sogros apontavam-lhe sistematicamente defeitos e o enfado de viver fora da cidade apodrecia-lhe o espírito.

Cansado, regressava fortuitamente ao passado, visitando o triste estúdio perdido de Santa Catarina e aí se deixava ficar, cabisbaixo e soturno, a pensar no que a vida havia feito dele, sem coragem para confrontar aquilo que ele havia feito dela.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Saudades de Barcelona

... e da voz da Mala Rodríguez perdida na madrugada do Raval...
Saudades...

As flores


Chegaram pela tarde, sem se fazer anunciar, sem que as esperássemos.
Fizeram sorrir quem, ultimamente, se esquece de fazê-lo e mais que não fosse, só por esta razão, imortalizaram o momento em que pensaste em nós.
Obrigada!

terça-feira, novembro 14, 2006

Depois de Grass






No seu livro "2004-Percepções e Realidade", colocado hoje à venda , Santana conta «a verdade da história», admitindo ter cometido «erros de percurso» na sua governação.

Perante mais um relato autobiográfico, procuro justificar o despontar desenfreado desta tendência.
No que concerne a Santana Lopes, encontro três possíveis explicações para a publicação deste livro:

1) A mea culpa tornou-se fashion;
2) Mais um biscate do Pedrinho para encher o mealheiro ( depois de o ter feito à custa dos contribuintes) ou
3) Uma onda narcísica anda a vitimar as figuras públicas mundiais que realmente acreditam que o seu percurso de vida individual, efectivamente, interessa a alguém...

segunda-feira, novembro 13, 2006

"Um «ano instrutivo» escrevi. Um ano instrutivo sobre as amizades, como ficou dito, primeiro numa vaga de desilusão e amargura, depois com uma descoberta progressiva das pequenas nuances, dos pequenos gestos, dos que estão mais confortáveis ou desconfortáveis com a intimidade, dos que revelam quase secretamente a empatia, dos que são secos sendo calorosos (e o inverso), dos que são ausentes por não saberem fazer melhor, dos inesperados, dos distantes que nos são próximos e próximos que se tornaram distantes, dos que dizem apenas que estão onde sempre estiveram e que eu sei disso e que sempre que precise. E eu sei disso. E isso tem sido «instrutivo» de um modo quase comovente."


"Os Amigos" in Estado Civil.

Gargalhadas no Tirol


Na linha do pensamento de que quem sai aos seus não degenera, é com orgulho de irmã embevecida que vos apresento as Memórias ( hilariantes) De Um Emigrante perdido em Graz.

domingo, novembro 12, 2006

On the other hand




Com boa disposição; animação; ritmos multifacetados; boa música e grande empatia com o público, Jamie Cullum proporcionou duas horas de espectáculo light e descontraído na passada quinta-feira, no Coliseu de Lisboa.

O desafio do artista

Durante alguns dias hesitei em escrever este post.
Desde os seus primórdios, é lema da casa não criticar, negativa e infundadamente quaisquer formas de arte.
Eventos ou obras que marquem pela negativa são, delicadamente, ignorados neste espaço: porque a crítica pode ser influenciada por factores exógenos subjectivos; porque a análise nem sempre é um produto de uma reflexão cuidada; porque as palavras valem o que valem e “spots” não faltam onde a crítica e o mal dizer são os tons marcantes do quotidiano.
Além de que alimentar comentários maldosos apenas gera um acréscimo de publicidade (reafirma-se o lema : “there´s no such thing as bad publicity”).
Porém, não posso deixar passar em branco a desilusão musical do ano que espero não vir a ser interpretada como uma crítica pessoal ao artista, mas sim como uma reflexão sobre a indústria musical nos dias que correm.
Ao sabor de um “click” e num espaço de tempo inferior a cinco minutos, qualquer cidadão, amador nas artes da computação, tem acesso a infindáveis sites de download gratuito de música e ao mais recente êxito de qualquer artista do planeta.
A descoberta onerosa de grupos e tendências cedeu perante o acesso gratuito via internet a recém lançamentos o que, por um lado, permitiu uma divulgação célere da cultura a uma escala mundial como, simultaneamente, abalou as estruturas da indústria discográfica e as exigências que se colocam, hoje em dia, aos artistas.
Independentemente do desvalor da conduta dos “downloadeiros” , a verdade é que enquanto as vendas decrescem, maiores são as expectativas do público consumidor da indústria musical.
Pese embora as inovações tecnológicas, os concertos ao vivo continuam a ter uma procura elevadíssima, a oferta é cada vez maior e as salas não dão vazão aos fãs.
Mas estarão os artistas a atribuir o devido valor àqueles que compram os bilhetes para os seus espectáculos, ao invés de fazer mais um download de um dvd da tournée?
Julgo que a resposta, na maioria dos casos, é negativa.
Não só os artistas não investem nos espectáculos que executam, como as alternativas que a Internet possibilita não estão a ser devidamente aproveitadas em proveito destes.
Tudo isto a propósito do concerto do Chico Buarque no passado dia 5 de Novembro.
Chico chegou e desencantou, não comunicou nem procurou criar qualquer tipo de empatia com o público, aparentando uma moléstia indisfarçável.
Sem demora, despejou o mais recente álbum sem à vontade, sem charme, sem carisma.
O sedutor do Brasil, não seduziu a audiência que, expectante, aguardava pelas melodias mais alegres e marcantes da sua longa carreira, mas que tardaram em chegar e só mostraram um ar da sua graça nos momentos finais, em encores insípidos, contrariados e arrogantes.
Os ramos de flores jaziam no chão e aí ficaram depois das luzes acessas, uma vez que Chico Buarque de Hollanda não retribuiu a cortesia de recebê-los das mãos das mulheres em delírio, não distribuiu quaisquer autógrafos e quaisquer gestos de carinho ficaram, certamente, esquecidos nas areias de Ipanema.
Após a desilusão seguiu-se a triste constatação de que a era Buarque já chegou ao fim há algum tempo.
Chico parece não ter percebido a mensagem. Talvez por desnecessidade, talvez por comodismo ou talvez por arrogância.
Não só as músicas recentes não contêm a chispa das anteriores, como o artista não se adaptou ao público do século XXI, que procura mais do que uma simples interpretação, do que um mero vislumbre dos seus ídolos.
Um público que exige música mas, mais do que isso, clama por espectáculo, por uma aproximação com o intérprete, por uma fusão com a sua obra durante o concerto, pois tudo o resto é gratuito e está online.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Done!


O primeiro passo já está dado. E bem dado!

quarta-feira, novembro 08, 2006

Inteligência emocional



Flutuara sobre as sombras, sobre o negativismo, o medo e a ansiedade.

Não chorara, porém, com o coro das pré-anunciadas carpideiras, porque o optimismo que sentia, escondido no âmago do seu frágil ser, não lhe permitia essas recaídas luxuosas.

Sentia-se quase que indiferente à dor, aos cheiros, às feridas.

Mas ao mesmo tempo sabia-se capaz de desabar com um gesto de carinho, com alguma flor que lhe oferecessem, com um abraço que a aquecesse.

Sorria, porque chorar não conseguia.

Esgotada deixava-se cair na cama, sentindo-se o ser menos inteligente do planeta, por acreditar que tudo iria acabar em breve, que tudo seria resolvido com a sorte que já esquecera, mas sabia existir.

terça-feira, novembro 07, 2006

"
Passei toda a noite, sem dormir,
vendo, sem espaço, a figura dela,
E vendo-a sempre de maneiras diferentes do que a encontro a ela.
Faço pensamentos com a recordação do que ela é quando me fala,
E em cada pensamento ela varia de acordo com a sua semelhança.
Amar é pensar.
E eu quase que me esqueço de sentir só de pensar nela.
Não sei bem o que quero, mesmo dela, e eu não penso senão nela.
Tenho uma grande distracção animada.
Quando desejo encontrá-la
Quase que prefiro não a encontrar,
Para não ter que a deixar depois.
Não sei bem o que quero, nem quero saber o que quero.
Quero só Pensar nela.
Não peço nada a ninguém, nem a ela, senão pensar."



Alberto Caeiro

domingo, novembro 05, 2006

Hoje







O primeiro dia do resto das nossas vidas...

sexta-feira, novembro 03, 2006

Devil wears Prada

And Jimmy Choo,
And Manolo Blahnik,
And Dior,
And Tom Ford,

And Marc Jacobs... e tudo e tudo e tudo!