My feelings exactly
"Não há nada como umas boas eleições autárquicas para a gente se sentir como um extraterrestre em Portugal.
Olho para as listas de candidatos que enxameiam o País e tenho uma tendência irreprimível para esgadanhar a cara à espera que as minhas bochechas se desfaçam e por baixo apareça um marciano verde.
Será que eu nasci mesmo aqui? No País onde Avelino Ferreira Torres se prepara para ganhar a Câmara de Amarante? Onde Isaltino Morais volta a correr por Oeiras? Onde Elsa Raposo se apresenta como candidata do PPM em Cascais? Onde Fátima promete regressar do Brasil para conquistar Felgueiras?
Não, eu não tenho nada a ver com isto.
Dou voltas e voltas à moleirinha mas há um fosso intransponível entre mim e o "povo".
Não consigo perceber como é que um homem que deixa Marco de Canaveses em estado comatoso e está a ser investigado pela justiça pode ser acolhido em delírio por sete mil pessoas num megajantar em Amarante.
O DN escreveu sobre a coisa e dava voz a uma "comerciante" local que explicava "o fenómeno" "Diz-se que ele faz e acontece, mas tem obra; os outros, que não fazem nem acontecem, não têm nada para mostrar."
Eis uma versão em português suave da mais batida máxima da política brasileira: ele rouba mas faz.
Avelino tem um futuro glorioso à sua frente.
E o que dizer de a Quinta das Celebridades se ter transformado num viveiro de candidatos camarários? Avelino passou por lá em pré-campanha, e Elsa Raposo acaba de ser escolhida por Gonçalo da Câmara Pereira (vice--presidente do PPM) para candidata dos monárquicos a Cascais. Ele justificou assim a escolha ao DN "É uma mulher independente, que não precisa de macho, que se preocupa muito com as questões sociais e que é uma visitadora nata."
Este país é divertido, colorido, desenfadadiço - até um pouco patusco. Mas não pode ser o meu. Há-de haver alguma nave espacial escondida sob as couves do meu quintal. "
Por João Miguel Tavares, Diário de Notícias
8 comentários:
Pois! bem, o meu comentário do post anterior já disse tudo! Isto só me faz lembrar um desenho animado, ou uma novela mexicana com um enredo difícil de seguir! A verdade é que temos o país de bananas que merecemos! Assim, nem q o Sócrates fosse Deus conseguiria fazer fosse o que fosse desta gente! :p país! força! haveremos de chegar longe... (fico triste, pk nós somos assim, mas as referências que vêm d fora não são as melhores... a começar plo bush! há qq coisa no mundo que não cheira lá mto bem! mas será que ainda vivemos na escuridão da idade média, pk temos a tecnologia e o conhecimento, mas parecemos tds uns palermas andantes, vai tudo em carneirada atrás desta gente! aalguém...socorrroo??? hey, tá alguém aí pa ajudar?)
Leio estas coisas e por momentos penso: qual é o sentido de tudo isto... Depois lembro que não é suposto o mundo fazer sentido, é a única forma de continuar a procastrinar a loucura deste país!
Pois! Realmente é um país estranho este. Ou melhor, nós somos estranhos... O que é que é estranho??!?! O que para mim parece ser incorrecto parece ser normal para os outros. Tudo por causa de uma educação ineficaz, em casa, nas escolas e depois dá nisto. Quem já está mal educado, educa mal, pensando educar bem. Já os avós faziam assim.
Mas não desesperar. Há quem estude a evolução das populações (infelizmente não me lembro de um autor em particular), normalmente economistas, e eles dizem que esta situação é uma fase. Daqui a 50 anos vem outra fase! Mas como os portugueses andam sempre atrasados só daqui a 100 anos. Por isso vamos ter esperança que os nossos bisnetos e tetranetos consigam usufruir de alguma coisa, porque nós.... nem pensar!
É como diz o outro: "há dias que neste país só com uma bomba..."
Mas tudo começou nos States qdo o Reagan ganhou a presidência, se bem que noutra escala... Agora essa da Elsa Raposo bate tudo!
Abraço da Zona Franca
Eu voto na Elsa!
Eu voto na Elsa!
Eu voto na Elsa!!!
Ou votava se votasse por Cascais... :p
A mim isto não deixa de me fazer recordar aquele filme português, "A canção de Lisboa", em que a certa altura, uma senhora grita,muito indignada por causa do resultado de um concurso de costureiras: "Oh filha, vamos embora que isto é tudo uma grande aldrabice!"
Assim me sinto eu muitas vezes ao ver as palhaçadas da politica portuguesa e desta sociedade tão benévola que deixa incólumes tanta gente que não merece qualquer respeito ou admiração.
Mas olhem, enquanto não poder ir embora, lá vou gritando "aldrabice" até que a voz me doa!
Contra Informação: 1) "Relax: esta vida são dois dias, e o défice está a 21%!"... 2)"A campanha do Manuel Maria Sarilho vai como o seu penteado: de vento em poupa!". Até que a voz lhes doa tb a eles! :)
Pois, e eu que achava que finalmente tinha conseguido fugir de um país de doidos, onde nada parece bater certo nem funciona. Vim parar à versão europeia da coisa!
Mas nem tudo está perdido, de alguma maneira estamos a seguir os passos da civilização modelo do mundo, o que não pode ser mau. Se a Califórnia, um dos Estados mais ricos dos USA, está a ser governada por Arnold, não vejo razão nenhuma para recusar a candidatura da "nossa" Elsa para Cascais....
Enviar um comentário