quarta-feira, dezembro 07, 2005

There´s no such thing as bad publicity

Depois do ataque mais feroz alguma vez feito contra a "lendária" Margarida Rebelo Pinto, o Esplanar volta à carga.
Como já ameaça tornar-se hábito na blogosfera portuguesa, desta feita a vítima escolhida foi Maria Filomena Mónica e o seu "Bilhete de Identidade".
O texto estaria fenomenal se não fosse tão atroz.
Senão vejamos:


"Há apenas duas razões, julgo, plausíveis para alguém escrever memórias: uma escrita fora de série, com uma linguagem viva e expressiva, com ângulos linguísticos diferentes, que produz gozo estético no leitor. A outra razão: tratar-se de alguém com uma vida pessoal extraordinária, atravessada por acontecimentos sociais e históricos decisivos, ou com uma grande produção intelectual que tenha influenciado o curso das ideias num país."
(...)
"Maria Filomena Mónica é apenas competente a escrever. Ou seja, não encontrei absolutamente nada que tornasse a sua escrita uma “prosa literária”. Pelo contrário, trata-se de uma prosa banal e inconsequente, sem ironia e sem garra. "
(...)
"Demasiei-me, talvez, em aspectos menores do livro de Maria Filomena Mónica. Porque o grande falhanço de Bilhete de Identidade é este: intelectualmente não tem qualquer interesse."


Gargalhadas à parte e, pese embora recomende um salto ao Esplanar, todos estes comentários, fruto de uma análise profunda da obra de MFM, apenas geraram em mim uma enorme vontade de ler o livro e de o poder julgar por mim própria.
Afinal confirma-se: não existe má publicidade.

2 comentários:

sara disse...

Acreditas que li o post há uns dias - depois de muitos outros que falam também sobre o livro de MFM, todos bem - e senti exactamente a mesma coisa?! Tens toda a razäo, pelo menos neste caso. Digo pelo menos porque, depois do da Rebelo Pinto, näo há alma no Mundo que (ainda) tenha vontade de a ler, a näo ser para gozar muito muito...

Anónimo disse...

Não vidas desinteressantes...apenas desinteresse na própria vida...

Um sorriso meu para si :)