quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Prémio da Estupidificação da Sociedade Via Media -Passa ao outro e não ao mesmo

Obrigada, Sara, pela batata escaldante que me passaste para as mãos.
Escaldante ( e não simplesmente quente ) porque me julgava imune a estas cadeias blogosféricas de manias, embirrações e fetiches.
Em segundo lugar porque não sei como inovar as listas que já circulam por
ai, por ali e por aqui.
Ora deixa cá ver...
Perante uma ausência total de ideias , justificada pelo escasso número de horas que dedico ao televisor, procurei os sites da Tvi e da Sic e as respectivas grelhas de programação como fonte de inspiração.
Sem surpresa, mas ainda assim com um sorriso sarcástico, apresento os resultados dos dois canais.
Hoje, dia 23 de Fevereiro, os possuidores de massa encefálica preguiçosa e pouco exigente, poderão deliciar-se com esta magnifíca e variada programação televisiva:

Tvi

07:00
Diário da Manhã
10:00
Você na TV!
13:00
Jornal da Uma
14:00
Anjo Selvagem
16:30
Quem Quer Ganha
18:00
Morangos Com Açúcar Série 3
20:00
Jornal Nacional
21:15
O Prédio do Vasco
22:00
Dei-te Quase Tudo
23:00
Mundo Meu
00:00
Dr. House
01:00
Dr. House
02:00
Cartaz das Artes
02:45
Cinebox
03:30
Dawson's Creek II
04:30
As Feiticeiras VII


SIC


06:20
Roboroach

Pokemon

Yu-Gi-Oh + Daigunder

Cubix

Hamtaro

Tracey McBean

09:10
Uma Aventura


10:05
Fátima


13:00
Primeiro Jornal


14:10
A Lua Disse-me


15:20
Contacto


17:10
New Wave


17:45
Chocolate com Pimenta


19:10
Alma Gémea


20:00
Jornal da Noite


21:30
K7 Pirata


22:05
Alma Gémea


23:10
Belíssima


00:05
CSI Miami


01:30
Cartaz Cultural


02:15
Cinema - Marguerite Duras 10 anos depois


Do i need to say more?
E nestes momentos agradeço à Sic Noticias e ao Axn por me salvarem o momento
after diner!

6 comentários:

sara disse...

Eu adorei os telejornais por ai espalhados, informo que estou com muitas saudades da Dona Fátima e tenho muita pena de a Duras, mulher livre que fascinou - pelas palavras - a minha adolescência... passe às tantas da matina. O costume.

Anónimo disse...

Por acaso não vejo nada de chocante nessas grelhas de programação. As cadeias televisivas têm de escolher programas que sejam do agrado do seu público "target", que vai variando ao longo do dia. Se não o fizerem, perdem "share" e, consequentemente, perdem dinheiro. It's business. Se não gostarem, não vejam. Eu também não vejo. Mas os responsáveis pelas grelhas de programação seriam estúpidos se não obedecessem a esta simples regra do mercado. Não me parece que as donas de casa queiram ver, às 15:30, documentários sobre pinguins em vez de telenovelas, nem que os putos queiram ver, às 7 da manhã, programas sobre o declínio do sector têxtil português, em vez de desenhos animados.
Teríamos razões de queixa se não tivessemos acesso a canais alternativos, mas eles existem. E esses canais são maioritariamente geridos pelas mesmas pessoas que gerem canais como a SIC e a TVI. É estratégia pura. Canais diferentes são destinados a segmentos diferentes.
Força Pipo!!!

Rit@ disse...

Mas achas que o mercado justifica 4 novelas seguidas? Compreendo a estrategia comercial e percebo que os canais privados possam fingir ignorar a funcao pedagogica e educativa que lhes subjaz (tudo em nome das shares), mas nao achas que as grelhas poderiam ser mais equilibradas?Obviamente que uma televisao com uma programacao maioritariamente cientifica com documentarios de pinguins e afins consegue ser tao aborrecida como a tvi, mas parece-me que uma programacao mais equilibrada e diversificada nao so contribuiria de facto para a educacao e evolucao de uma sociedade, como diminuiria o poder da tvcabo que nos engana a torto e a direito.
Experimenta viver so com um canal televisivo. Escolhe a Tvi. Depois conversamos! heheh

Anónimo disse...

Rita, quanto à vossa argumentação concordo também que é estranho o nº de novelas que a SIC dá de seguida, mas é verdade que se estão todas no ar é porque é lucrativo!
Por outro lado, claro que a TVI é extremamente irritante, e eu que esta semana estive a acompanhar uma série que dava depois dessas novelas ainda mais irritado ficava (deitar às 3 para estar no trabalho às 9 não é saudável...).
No entanto, a verdade é os "Dei-te quase tudo" os "mundo meu" e até a merda do "Prédio do Vasco" estão regularmente no top 10 semanal dos programas com maior share! Vivemos numa sociedade em que tudo gira à volta de dinheiro e como tal, não há outra maneira de fazer as coisas.

Há uma razão muito simples para isto, a culpa não é da TVI mas sim da merda de povinho que é maioritário neste nosso rectângulo ao lado do atlântico...

sara disse...

Se calhar é porque já não ando por aí há uns tempos e ainda falta muito para voltar - e morro de saudades. Mas, mais do que a escolha da programação televisiva, o que é mesmo mesmo muito português é a visão negativa que temos do nosso próprio "povinho". Ou melhor: é óbvio que há coisas muito más, e que a trash-tv é uma delas. Mas aqui pelo Norte, sociedades civilizadas, evoluidas e que se acham superiores... consomem também muito reality show, Ídolos e coisas afins. Telenovelas não têm - mas talvez porque a vidinha é tão sem sal que não teriam dramas para inventar. Ou seja: a tv-lixo não é Portuguesa - é mundial.

Anónimo disse...

E ninguém disse o contrario...

Acredita que tenho uma boa noção de como é a televisão em alguns países (os nórdicos não conheço, mas acho que Alemanhas e Áustrias podem ser bons exemplos), e até as coloco bem abaixo das linhas de programação da televisão portuguesa. Ao lado da really-trashy TV alemã, venham mil Morangos com Açucar!