domingo, novembro 07, 2004

LISBOARTE

Ontem aproveitei relativamente bem o meu sábado.
Fiel ao lema de ser turista na minha cidade, a percurso cingiu-se à zona da Lapa , Santos e São Bento, tendo como paragens obrigatórias as galerias de arte e antiquários que povoam toda aquela zona.
Confesso que para mim a zona se Santos limitava-se, há alguns anos atrás, a uma zona de diversão noctívaga, onde a cerveja da Botica custava um euro e o vodca maçã do “Fluid” temperava (melhor, regava...) a ida até ao Lux.
No meio da passeata deparamo-nos com uma agradável surpresa.
A Associação Portuguesa das Galerias de Arte juntamente com a C.M.L organiza no âmbito do programa Lisboarte , visitas a diversas galerias, que nesses dias em que são visitadas, organizam beberetes e visitas guiadas, dando vida aos quadros expostos, que desta forma ganham nomes, vida e história.
Não sendo uma vasta conhecedora do mundo das artes, o facto de ter alguém a guiar-me na visualização das obras, faz-me compreender um pouco mais e avaliar o artista sob outra perspectiva, tirando-o do anonimato do meu cérebro.
A Lisboarte irá prolongar-se até Dezembro e para acompanhar as visitas estavam disponíveis autocarros que partiram do Museu da Cidade .
Uma vez que ainda resta um mês para o final desta iniciativa, recomendo vivamente este programa, mas não façam como eu e o Chinês que descobrimos tudo isto ao acaso e nos infiltrámos literalmente no grupo de cidadãos bem informados e interessados que previamente se haviam inscrito e organizado.
A minha inércia mental durante a semana não me permite andar tão actualizada como desejava... que bonita a vida de trabalhador...
Se ao menos os dias tivessem 48 horas...
Olhem, pelo menos o sábado não foi passado no Colombo!





3 comentários:

Anónimo disse...

Ai o Colombo... morava mesmo lá do outro lado da segunda circular... de um dia para o outro eis-me aqui a viver bem no meio de Madrid... Confesso que também eu me sentia frustrado por passar tanto tempo lá e nao passar mais tempo em actividades culturais ou passeios ao ar livre, mas confesso que agora tenho saudades...

Encontrei por acaso o vosso blog e adoro a maneira como escrevem! Parabéns!

Anónimo disse...

Se o dia tivesse 48 horas , trabalhariamos 40 por isso POR FAVOR NÃO FAÇAS ESSE TIPO DE DESEJOS que até me arrepiam....

Yoann Nesme disse...

Uma iniciativa muito gira, sim senhor. Para mesmo todos os gostos. Estavam lá vários grupos bem diferenciados. Um deles, a maioria das pessoas, ouviam com interesse as explicações da guia. Ou seja, aproveitam os sábados para aprender um bocadito de arte e passar o tempo de uma maneira mais cultural.
Estava outro, com pessoas que acham que sabem tudo a nível cultural (e com certeza sabem bastante) e que faziam o seu próprio tour, interpretações e tudo, completamente independentes. Usufruem do mini-bus para visitar várias galerias, e fazer o que mais gostam.
Mas o mais engraçado, era o terceiro conjunto. Se se pode chamar assim, acho que não era mais do que uma pessoa. Ele também tirou proveito das visitas para fazer o que mais gostava. Não ouvia as explicações. Nem sequer olhava para as obras. Ele só sabia uma coisa: as galerias todas oferecem bebidas aos convidados. E eu bem me lembro de uma coisa: às 4 da tarde o gajo estava completamente bazano!