quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Um feitio especial?Quem? Eu?

Tenho amigas que adoram dizer que tenho mau feitio. Admito que não tenho um feitio fácil nem pertenço a esse grupo restrito de essas almas dóceis que caem nas graças de todos e são descritas como “paz d´almas”.
Apesar de o negar veemente, sinto realmente a presença deste meu “mau feitio” quando mo apontam.
Então, ele incha e potencia-se de forma incontrolável, a cada vez que alguma dessas caridosas e atentas pessoas me recorda o quão peculiar (no mau sentido leia-se) é a minha forma de ser.
Além disso, mau feito não é necessariamente sinónimo de mimo excessivo. Numa grande generalidade dos casos , pode dever-se simplesmente a um carácter vincado, a uma personalidade forte.
Ou serão estas duas últimas expressões , eufemismo do vulgo MAU FEITIO?
De qualquer maneira, tudo isto vem a propósito do maravilhoso momento televisivo da RTP, protagonizado na noite de ontem pelos candidatos dos 4 partidos com assento parlamentar.
Eis senão quando jazia eu no sofá, cansada de mais uma aula de body combat ( isto da mente sã em corpo sã dá cabo de mim!) e vejo o Dr. Santana apontar energicamente o dedo a Sócrates, proferindo o seguinte comentário:
“Lá vem o Senhor com o seu mau feitio. Toda a gente aliás, já comenta esse seu mau feitio.”
Sócrates fingiu indiferença, mas o esgar não enganou. Estava lixado e eu revi-me nele naquele momento: O homem estava lixado!
O seu esgar confirmou-me a certeza indubitável...
You know what they say: takes one to know one!
E ,de repente, o meu egocentrismo transportou-me para um plano autónomo e totalmente diferente.
Aliviada constatei que eu nunca seria uma boa figura pública.
Consola-me o facto de saber que apenas tenho que disfarçar o “meu feito especial” numa esfera social pequena e familiar, unicamente em mal dissimulados ataques de fúria, seguidos obviamente de ternurentos perdões.
Imagine-se o que seria ter que fazê-lo constantemente, nos meios de comunicação social, numa campanha agressiva e num mandato que se afigura caótico.
Eu não seria capaz de me controlar...provavelmente , as minhas belas palavras levá-las-ia o vento e voavam estaladas e pontapés.
E questão que me coloco agora é: Are you ready for this Mr Sócrates?

Sem comentários: