terça-feira, março 01, 2005

Stress

No outro dia uma amiga comentou o curioso facto de hoje em dia estar na moda proferir a palavra “stress”.
Parece que andamos todos com a palavra na ponta da língua, ávidos por um momento em que seja coerente e oportuno usá-la.
Este trânsito stressa-me”, “Stressei bué com o gajo ontem à noite” ou “Vou-lhes mandar uma carta para stressar com eles. Não aguento mais com o stress de ter o carro avariado”.
Estaremos realmente todos sob uma enorme pressão nervosa ou pura e simplesmente pegou moda recorrer a esta palavra para expressar qualquer tipo de impaciência, por muito insignificante que seja?
A mim, por exemplo, perturba-me dizer stress.
Não sei se pela conotação negativa ou se pela pronúncia arrastada dos “ss” , mas basta introduzir a palavra em algum discurso do meu dia, que me sinto automaticamente invadida por uma onda de inquietação e angústia que me conduz a comportamentos menos civilizados, como discutir com o senhor que se senta ao meu lado em Alvalade ou desejar a morte a alguém que se cruze comigo no trânsito.
O mesmo vale para as idas ao ginásio, onde tento durante duas horas, “destressar”.
Em vão, meus amigos, em vão, porque demoro 45 minutos a atravessar as Amoreiras ( percurso que antes demorava 15 minutos a fazer!), tenho que evitar não parar numa daquelas malfadadas “zebras”, não vá este meu comportamento, irreflectido por vezes, dar início a um motim dos carros que vêm do Marquês, procurar lugar na Praça das Águas Livres, onde até ás 20h nem uma mota estaciona.
Entretanto, se o meu nível de stress ás 18h era de 5 (numa escala de 10), ás 19h estou no nível 10,resvés 10,5!
Finalmente após a aula , deparo-me com o mesmo cenário de regresso.
E no dia seguinte a rotina repete-se, volto a cair no erro de proferir a palavra stress e a assumir posturas de psicopata.
Moda ou não, facilitismo ou não, bengala de linguagem ou o que preferirem chamar, o stress veio para ficar e não há forma de alterar esta realidade.
Talvez o iôga ajude... Mas...para lá chegar, tenho que guiar!!??Que stress meus amigos!Que stress!
E depois admiram-se que uma gaja ande chateada...

1 comentário:

Yoann Nesme disse...

Pode perfeitamente ser coincidência, mas os exames da ordem estão a decorrer e eu nunca tinha visto tanto stress à minha volta...