sexta-feira, junho 17, 2005

O Sentido de eleição

Os cheiros são, sem dúvida alguma, mais inesquecíveis do que muitas frases, muitas caras ou lugares.
O cheiro fétido dum lago da Guiné Bissau, o cheiro de frutas maduras e maresia do Algarve, o perfume suave das camisolas da minha mãe, o cheiro das ruas de Barcelona, o odor húmido impregnado nas roupas de Barcelona.
Regressar a uma cidade que já se conhece de ginjeira, aligeira os passeios e os estados de espírito, tornando dispensáveis os roteiros de viagens, esclavagistas de tantos turistas.
Para mim, chegar a Barcelona é ainda mais do que isso. (Engraçado constatar que só hoje me sinto capaz de escrever alguma coisa sobre esta curta visita!)
É o tumulto familiar da Plaza Catalunya, são os pés sujos e calejados por palmilhar ruas e ruas de chinelas, é a humidade nos cabelos e na pele que, misturada com a poluição, nos escurece a tez durante o dia.
Mas mais do que qualquer outra memória, ainda sinto o cheiro dos fins de tarde na Barceloneta, é o cheiro das ruas do Bairro Gótico, do Raval e da Gracia, é o cheiro do metro, dos autocarros, das casas, das tapas, das claras e dos kebabs.
São odores que não incomodam, que não se estranham, que não me sinto tentada a repelir.
Cada lugar uma história, uma pessoa ou um momento, mas sempre o característico e inolvidável odor.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

acredita....eu nao vou la ha 2 anos e agora de repente fizeste me sentir tds esses cheiros novamente....
porra....agora fiquei triste por ir a portugal e noa ir a bcn.......
temos memso k la voltar as 5!! pra qd sera isso? agora k tds temos a mania k temos vida e somos internacionais ta complicado.......

Anónimo disse...

pois, mas temos de admitir que algumas ruas de bcn podiam cheirar algo melhor...

mas, agora é que vocês se vão passar: sabem quem é que vai viver 2 anos e meio para lá?.... o meu irmao! numa escola de cozinha ao pé da pelu do bornem carrer argenteria...
tb quero!!!!!!!!!

ao menos temos lá poiso para celebrar o nosso futuro reencontro!

Tat*