quinta-feira, novembro 03, 2005

VIVA O PORTO, CARAGO!


O Porto apresentou-se cinzento.
As nuvens carregadas, uma brisa fresca, uma desconfortável humidade no ar, a sua ligeira timidez e os seus caminhos sinuosos e caóticos, tornaram complicados os primeiros momentos da visita.
O céu não clareou durante o fim-de-semana e os aguaceiros tão pouco cederam.
Mas o seu encantamento foi crescendo, aumentando de forma sensual e cautelosa, qual sedutor hábil e experiente que sabe como agradar.
A falsa tranquilidade do omnipresente Douro, a neblina do crepúsculo e os prédios escurecidos de arcadas trabalhadas e misteriosas que não só foram cenário de uma história de séculos, como se mantém, hoje, como simbólicos guardiões de numerosos segredos e tradições que ainda se fazem sentir tão vivamente.
Por sua vez, Lisboa tende a descaracterizar-se mais, a diluir-se na vaga de turistas e influências estrangeiras que vão deixando as suas marcas e esbatendo os traços outrora tão vincados.
No Porto não: a tradição vive e ainda é o que era.
O bairrismo é proclamado sem pudores ou melindres, ninguém ama mais o seu Porto do que os seus habitantes.
É uma cidade que se aprende a gostar, que não dá confiança ao primeiro que a tenta conhecer e entender, mas que no final se pode apelidar de encantadora.
No entanto, há que dizer que o fim-de-semana soube a pouco...Não me resta outra hipótese senão voltar...muitas e muitas vezes!

4 comentários:

izzolda disse...

Hmm. O Porto também se vai descaracterizando aos poucos. Caso da zona dos Aliados. Que até pode ficar melhor depois das obras, mas vai perder a essência e o visual que sempre a caracterizou...pena.
Mas é sempre bom ouvir falar maravilhas da nossa cidade :) É que às vezes nós já só vemos o que é pior ou mau.
E volta, muitas vezes :)

Anónimo disse...

:) e o porto deixa saudade das nuvens, da brisa e da luz que não é a de Lisboa, mas que tambem e linda! mas principalmente das pessoas. e deixa vontade de voltar. e agora já esta longe.biba.

Anónimo disse...

yey!

Anónimo disse...

welcome to the club of porto's lovers. porto e td o k essa maravilhosa cidade tem pra oferecer.....(ou nao.....)
clarita