segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Dados adquiridos

“ Sempre adorei o Principezinho. Os textos são adoráveis, não achas?”

“Por acaso, nunca achei piadinha nenhuma ao Principezinho. Até me sinto mal em dizer isto, mas recordo os tempos da escola primária em que todos vibravam imenso com a história. E eu, aborrecida, lá li tudo, mas sempre contrariada. Sempre achei o livro muito lamechas. Sinto-me mal em dizer isto, mas a Raposa nunca me conseguiu cativar!”

“A sério? Por amor de Deus! Não é uma questão de gosto. É o “Principezinho”, uma obra-prima da literatura e ponto final.”

“Hmmm... Mania minha de questionar as evidências...”

12 comentários:

sara disse...

Ai, Rita, até me deu uma coisa agora (espera, estou a exagerar). Não bastava chamarem-me Rita repeditamente (em sítios onde também circulavas regularmente), dizerem que eu era parecidíssima com aquela miúda simpática que está sempre a sorrir (aqui deduzi que esta era a diferença entre nós), agora esta. Não posso com o Principezinho. (Estaremos sozinhas no Mundo?)Aqui sou mais arrogante - eu acho que é o clássico fácil da top model, actriz de tv e pseudo-qualquer-coisa, o socialmente correcto, o que fica sempre bem em qualquer conversa... até falarem comigo. Ou - agora sei - contigo. Ou é preconceito enraizado e condenável, ou simplesmente não posso com metáforas.

Rit@ disse...

I love it when you talk dirty! ;) É tão bom saber que não sou a única a achar Saint-Exupéry uma seca do caraças.
Além de que começava a ficar assustada por não se poder "desgostar" dos clássicos consagrados. Sentia-me a ovelha ranhosa que não segue o rebanho, percebes?
É bom saber que não estou sózinha nesta luta, sister!

izzolda disse...

Correcção: já somos 3. Não gosto do Principezinho, nunca gostei e nunca digo que gosto só porque é o "normal". Para dizer toda a verdade, também achei o livro uma valente seca pegada!

Não chega que os livros sejam considerados "clássicos" ou obras-primas da literatura para que gostemos deles. Para mim, isto é evidente, mas há realmente muita gente como @ teu/tua interlocutor(a)!

Freddy disse...

Sempre detestei o Principezinho mas acho q nunca lhe dei uma chance...

Última Hora: Violentissima operação na blogosfera portuguesa... Zona Franca lança OPA sobre Abrupto

sara disse...

Isto já dava um clube.

Yoann Nesme disse...

Eu acho que até gostei do livro. Acho, porque li-o (nem sei se cheguei até o fim) quando tinha 9 anos. Tenho que lê-lo outra vez e já falamos (aos 9 anos, alguém sabia o que era uma metáfora?).

Uma coisa posso dizer, este spam/publicidade do Freddy é detestável, e creio que ninguém poderá dizer o contrário.

sara disse...

Eu estava com medo de dizer isso, podia ferir susceptibilidades... Acho que a Rit@ devia cobrar por anúncio.

Anónimo disse...

Eu adoro o Princezinho, Spam, Publicidade e o Freddy!

Rit@ disse...

E pensar que o chato o Principe deu em tanta discussão!

Anónimo disse...

ahhhhh...nunca o lí sequer até ao fim....q secaaa! Concordo plenam/ ctg :) *s Jo

sara disse...

Mas afinal há mais de uma pessoa a gostar do livro? (as top models näo contam, que elas näo leram mesmo com certeza).

Rit@ disse...

Adoro sentir que não estou sózinha neste "desgostar".
Não te sei responder sara... Mas ontem durante um jantar comentei este post e a conversa que lhe deu origem e a minha ouvinte olhou-me num misto de tristeza e perplexidade e respondeu-me que entendia a minha posição, mas que ela , pessoalmente, gostava muito e relê o livro vezes sem conta.
Afinal há quem goste...independentemente do facto de ser um clássico, o que nesta altura, aparentemente, o isenta de apreciações críticas.