terça-feira, agosto 22, 2006

Por Amor da Índia

Descrevê-lo como um simples relato de uma lendária história de amor deixa uma sabor a insatisfação na boca.

Um romance que se revela, subtilmente, através de episódios históricos que remontam a uma Índia, inexistente nos dias de hoje, antes da cisão e consequente nascimento do Paquistão e da Índia livre.

Contrariamente à maioria dos romances históricos, no momento em que a leitura chega ao fim, a relação entre Nehru e Edwina não é a única marca que o livro deixa em nós. Ao longo de trezentas e poucas páginas respira-se também a fundação de um novo país, o sofrimento do seu povo, a violência religiosa, o exemplo pacífico e conciliador de Ghandi e a racionalidade planificada e egoísta do mundo diplomático.

Catherine Clément deixa-nos, pois, mais um livro fantástico, directamente da Índia, por amor...

3 comentários:

Anónimo disse...

adoro a catherine, mas este é sem duvida um dos melhores livros que ja li!!
nice choice chapa!
beijas
clarita

prp disse...

fiquei curiosa! fica na lista...

Rit@ disse...

Eu lembrava-me de me teres falado no livro Clarita e depois de ter lido a "Senhora" fiquei mesmo com imensa vontade de ler todos os outros da Catherine C.
Gostei imenso da "Senhora", mas este é absolutamente fantástico.

Querida PRP, tenho a certeza absoluta que vais adorar este livro. Era aquele que te falava que me fazia viajar à Índia, apesar de estarmos em época de monção! ;) Boa viagem!!! Depois quero saber que tal está Gion nos dias que correm.