domingo, novembro 26, 2006

Little Miss Sunshine


O que poderia ser uma história dramática, angustiante e pesada, surge-nos no grande ecrán como um relato cómico e descontraído de uma família rica em frustrações, taras, decepções e insucessos.
Uma das piores manias dos Estados Unidos- um concurso de beleza para pequenas misses - despoleta uma viagem , numa Volkswagen amarela com problemas de arranque, de Albuquerque até Redondo Beach.
Pequenas criaturas com caras infantis, transformadas cosmeticamente em pequenas Barbies de elevada carga sexual, exibem os seus dotes artísticos de forma elegante e ensaiada.
A competir com elas, a pequena Olive, treinada pelo avô, obcecado por sexo e drogas, temente de desiludir o pai, obcecado com o sucesso, apoiada pela mãe que, destroçada por uma eminente bancarrota, considera a hipótese de divórcio, aplaudida por um tio frustrado, quer no plano profissional quer no plano pessoal e por um irmão votado, voluntariamente, ao silêncio.
Descrita desta maneira, a trama ameaça parecer doentia.
Mas a mensagem do filme é totalmente oposta e do desabar dos sonhos daquela pequena família, renasce a união esquecida, a gargalhada fácil e o optimismo.
A ver, sem grande análise, sem pensamentos profundos, ao sabor do desenrolar de uma história carregada de realismo, a qual podemos encontrar, a qualquer momento, em qualquer família, em qualquer lugar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Rita, I think you need to start blogging in English!!!--Tom--

MMQ disse...

o filme é maravilhoso. se a família é uma família comum e vulgar como qualquer outra? claro que não. o filme perde um bocadinho o realismo devido à excentricidade da família. não deixa de ter um argumento fantastico e de ser das melhores coisas que está actualmente em cartaz. a nao perder...

Rit@ disse...

Sabes Manel, alturas houve em que acreditei que estas caracterizações, algo que exageradas, fugiam à realidade das familias com quem nos cruzamos. Mas com o passar dos anos a realidade tem conseguido superar a ficção e pode-se mesmo dizer que há por aí muitos "personagens" loucos a compor familias, aparentemente, muito equilibradas.hehehe Acho que há outros pequenos detalhes do filme que deixam mais a desejar, mas como disse no post, é para ver sem grandes análises e tentar retirar o máximo da mensagem. Sinceramente, acho mesmo que foi dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.

Tom, don´t you think that reading J.Jackson´s book in english isn´t bad enough? Imagine what it would be like to start blogging in English... NO WAY!
I think it´s better for you guys to start learning portuguese.
By the way, we were thinking of something.
If you want, me and Chino can go work for you as "au pair" in Chicago. Little Miss Burton would learn 2 languages. What do you say?Do we have a deal?