terça-feira, fevereiro 01, 2005


Nos últimos dois dias viajei no tempo e regressei aos meus 11 anos.
Subitamente estava na sala de festas da escola, die fantastische Aula, rodeada das minhas estridentes amigas, a abanar frenéticamente o capacete ao som de Pixies e UB40, mas sempre atentas e à espera dos maravilhosos slows.
Pergunto-me se estes hoje ainda se ouvem e dançam ? Tenho a ligeira impressão que as festas de garagem foram substituídas por jantares no Mcdonalds e partidas de bowling ou paintball.
As minhas festas de garagem, tal como as minhas saudosas Tanzfests, foram momentos memoráveis, que marcaram os primeiros passos da entrada na adolescência.
E , como não pode deixar de ser , em todos os momentos memoráveis, há uma banda sonora igualmente memorável, que mais tarde , negamos, na idade parva dos 15 anos, e passamos a apelidá-la de pirosa.
Por pudor , julgo eu, ou talvez apenas por a música, tal como outras tantas coisas, naquela idade poder ser sinónimo de modernidade e aceitação por parte de um grupo.
Como a muita gente da minha geração, o Brian Adams foi um desses exemplos.
Recordo com uma felicidade imensa o dia em que a minha mãe me ofereceu a cassete do “Waking up the neighbours”, a primeira viagem de turma ao Luso onde essa mesma cassete tocava over and over e uma camioneta cheia de míudos estridentes cantava as músicas que sabia de cor, o “Everything I do” dançado a dez metros de distância do amigo desajeitado, que a muito custo me tinha convidado para dançar...
E depois neguei-o, durante anos recordava esses tempos, como aqueles em que era uma pirosita menina que achava o Brian o máximo.
E depois substituí-o por U2, sendo que mais tarde terminaram as festas de garagem e as Tanzfests.
Mas agora já não tenho vergonha. É verdade, ontem e anteontem trabalhei no concerto do Brian Adams e gostei.
O espectáculo foi divertido, o B.A é de uma simpatia contagiante e a não houve música antiga que faltasse.
Por vezes esquecia-me do meu prestigiante estatuto de assistente e dava por mim a dançar e a saber as letras de cor.
Outras vezes ficava a sorrir, a observar as diferentes gerações que ali se encontravam a vibrar com as mesmas músicas.
E inúmeras foram as vezes que pessoas da minha idade me disseram que estavam a ser invadidas por uma onda nostálgica brutal , que os levou de volta aos seus/meus 12 anos.
Provavelmente nunca abandonámos essa idade.
Por muito que gostemos da vida e liberdade de hoje, no fundo há sempre uma vontade de ser pequenino.
Quando me perguntam a idade , a minha resposta instântanea é dizer 18. Será sinal da minha recusa em crescer?
Lá diz o Brian : “I´m gonna be 18 ´till I die”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estarolinha,
há já algum tempo que não te deixava nenhum comentário, no entanto, hoje, mais que um simples post, deixo um enorme agradecimento à minha querida amiga estarola 2.
É a ela que devo um fantástico presente de Natal: bilhetes para B. A.!
Na verdade, esta foi a segunda vez que tive o prazer de ver B. A. em palco em Lx, e não posso deixar de dizer que adorei ambos os concertos. É incrivel como o som de uma música nos faz voar até à nossa (pré)adolescência e relembrar todo um passado...
Talvez este ano tenha sido mais divertido por ter a companhia de uma amiga tão querida, que passava, então, uma fase díficil e ainda assim me aconpanhou. MUITO OBRIGADA.
Beijoquinhas
PS - Um pequeno conselho para todos os que não puderam assistir aos concertos: não percam o próximo!

Anónimo disse...

Depois de ver o comentário com alusões à minha pessoa (permitem que me apresente...estarola nº2 ao dispor) não podia deixar de participar nesta amena cavaqueira...
Devo informar que apesar de estar num momento dificil da minha vida foi um prazer acompanhar a estarola nº1 ao concerto....um prazer pela fantastica companhia :) mas também pelo regresso ao passado que o B.A. no permite fazer...eu cresci a ouvi-lo e foi com um sorriso nos labios que sai do pavilhão atlantico naquela noite...
Assim apenas posso dizer que espero continuar a acertar nas prendas que dou à estarola nº1....
Eu gota mto de ti....beijinhos

Rit@ disse...

oh minhazz amigazzz ,
adoro essa vossa manifestação de afecto...É sempre bom saber que voces se adoram uma à outra.
Mas...e...que tal...tipo...deixarem-me comments a mim?Não?
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Estarola n.º 3