segunda-feira, maio 16, 2005

Mistérios

Quando questionado acerca do porquê do seu livro “A Noite do Oráculo” , ter como ponto de partida um misterioso e cativante caderno português, Paul Auster respondeu que considerava Portugal um país misterioso.
Pasmei-me com esta afirmação, caindo no cinismo típico daqueles que , por estarem tão acostumados e desiludidos com o seu país, acabam por olhá-lo com desdém.
Mas agora que caio em mim, apercebo-me de uma certa veracidade nesta afirmação de Paul A.: somos um país de mistérios, um país envolto numa aura de factos ocultos e acontecimentos duvidosos.
A título de exemplo, até à data, não encontro respostas para algumas questões:

1) Para onde foram parar os fundos europeus?
2) Milagre de Fátima: invenção da Igreja, alucinação colectiva ou um fenómeno sobrenatural?
3) Afinal, quem matou Sá Carneiro?
4) Como é possível, que após tanto esforço e uma tremenda crise económica, o déficit em vez de diminuir, atingiu uns nunca vistos 7 % ?
5) Onde estão escondidas as bolsas de estudo, referentes a mestrados e doutoramentos fora de Portugal, bem como os incentivos ao estudo e à investigação?
6) Como se justifica o facto de as viagens para o Brasil estarem sempre esgotadas e a maior parte dos carros em circulação datar de 2005, se o crédito mal parado aumenta cada vez mais a uma velocidade galopante e supostamente estarmos em época de contenção de despesas ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que esse tipo de perguntas caiem como sempre em saco roto...infelizmente. Eu quero pensar que um dia será diferente, mas torna-se realmente difícil,ainda mais quando olho para as supostas "grandes nações" e vejo que também mal se aguentam!Futuro o que nos reservas!?!?!