sexta-feira, novembro 25, 2005

Carlos Silvino está em liberdade após três anos de prisão preventiva



O Governo aponta o dedo aos magistrados e aos advogados estagiários e respectivas defesas oficiosas.
Magistrados acusam o governo de não fazer nada pela Justiça, que segundo as palavras do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, atravessa momentos de profunda crise e de descrédito aos olhos da população.
A população, leiga face aos procedimentos judiciais e questões processuais, assiste mais uma vez a um caso excesso de prisão preventiva, justamente no caso mais mediático de sempre.
A culpa, como já se sabe, morre solteira.

Eu, se não trabalhasse na área, hoje juntar-me-ia aos milhares de portugueses indignados, que no café acusam o sistema de “estar comprado” e começam a ganhar a certeza de que a Justiça, mais do que cega, é essencialmente lenta e, como tal, quando feita pelas próprias mãos, é mais eficaz.
Para mim, hoje, o complicado é conseguir perceber o porquê da saída de Bibi( uma vez que uma grande parte do meu trabalho é dar uso às manobras dilatórias que a nossa lei penal permite!) e , ainda assim, colocando-me na pele de cidadã, ser incapaz de deixar de sentir-me perplexa e, de certa forma, angustiada com esta situação específica.
Quem sabe se um dia destes não vemos Carlos Silvino em directo de Copacabana, jurando a sua inocência ao sabor de uma água de côco?

2 comentários:

Mantorras Rei do Futebol disse...

heehhehehe, desculpem-me mas eu acho lindo ele ter saído! este país é lindooooo, lindooo! há algum país que nos faça rir tanto???

agora a serio - ele ja devia era ter sido julgado. não o sendo, já devia ter saído há mais tempo. 3 anos em prisão preventiva é de 3º mundo.

Rit@ disse...

Cris, em primeiro lugar muito bem-vinda ao Mundo que já não posso apelidar de "meu".Afinal, já é um bocado de todos aqueles que por aqui passam, daqueles que todos os dias dedicam um bocadinho para espreitar as linhas que a Chapa aqui vai deixando.
Muito obrigada pelas tuas palavras que me deixaram, mais uma vez, inchadissíma. (o que é um perigo, pois de tão pequena que sou, qualquer dia rebolo por causa do inchanço!)hehehehe.
Agora a sério,tive que espreitar o diário das tuas aventuras em Díli e gostei do que vi. Aquele pôr-do-sol é verdadeiramente invejável. Não queres iniciar um novo diário?Desta feita no Porto? ;)
Um enorme beijinho da alfacinha!

Txalo,
uma coisa é certa: em Portugal não há monotonia. Todos os dias temos algo para nos fazer rir.
E se esta situação do Bibi e as outras milhentas que vemos todos os dias não fossem tão graves, em vez da Feist deixaria aqui uma enorme gargalhada!