sexta-feira, novembro 11, 2005

The Constant Gardener



Posted by Picasa "(...) Apesar disso," O Fiel Jardineiro" é acima de tudo uma história de amor, no sentido lato; o amor por uma mulher, por uma causa e por um continente."
in Estreia Online


Quando se escreve acerca de um filme, a maior dificuldade reside em encontrar a medida certa para os nossos comentários; em saber qual é o momento em que nos devemos conter, para não revelar demasiado da história e afastar potenciais espectadores.
"O fiel jardineiro" foi-me descrito por duas amigas como "genial", "fantástico", "5 estrelas ".
Salvo o devido respeito, parece-me redutor descrevê-lo unicamente assim. Mas, ao mesmo tempo, se me tivessem dito algo mais, provavelmente a minha surpresa ontem, na sala de cinema, tivesse sidomenor, talvez tivesse encontrado uma forma de me preparar para as duas horas e meia que ali estive.
Tal como as minhas amigas, também eu classifico o trabalho de Fernando Meireles como brilhante: uma imagem fantástica, uma realização cativante, pensada e sem defeitos, interpretações louváveis de Ralph Fiennes e Rachel Weisz e um enredo elaboradamente misterioso de John le Carré que , uma vez mais, não desilude.
Estranho será sair do cinema a sorrir e ver que alguém conseguiu ficar indiferente a esta história, áquelas imagens e áquela ficção que, não por mera coincidência, é semelhante a uma realidade tão actual, tão esquecida, tão banalizada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Agora que aparece ali "visitante da Dinamarca"... não posso passar despercebida. Espero que vire moda na blogosfera.

Anónimo disse...

Que NÃO vire moda, queria eu dizer.

Dinada disse...

Este homem mata-me. Apre!!!